RELEASE//

O EP digital “Fragmentos Subversivos”, lançado pela HBB em parceria com a Artico Music, conta com as faixas “No limiar do exílio” e “Futuro Primitivo”, e é o primeiro trabalho do Institution em português. Segundo o vocalista Hélio Siqueira, a ideia é facilitar o acesso às mensagens contidas nas músicas da banda. “Uma vez que nossas letras são políticas e tratam muitas vezes de temas diretamente relacionados a problemas sociais do Brasil, penso que o português é a escolha certa para expressarmos nossas reflexões e posições a respeito dessas questões. Além disso, é nossa língua nativa, o que torna a música mais intimista, mais próxima dos ouvintes. A identificação é maior nesse caso”, explica.

O vocalista acredita que com a mudança da língua, a sonoridade da banda também foi alterada. “A meu ver, compor em português exige um pouco mais, tanto na escrita, quanto na construção das linhas de voz, mas tem sido um trabalho bastante estimulante. As músicas continuam tão agressivas quanto às do ‘Desolation Times’, mas com novos elementos. Estamos experimentando mais do que antes cada riff ou ideia”, afirma.

“Fragmentos Subversivos” também é o primeiro lançamento depois da mudança de formação, que atualmente conta com Paulo Gervilla (guitarra) e Lucas Melo (bateria), além de Hélio (voz), Rodoldo (baixo) e Fábio (guitarra). “Esta é sem sombra de dúvidas a formação mais sólida que já tivemos. Até o momento, o processo de composição não poderia ser melhor, estamos muito satisfeitos não víamos à hora de mostrarmos o potencial dessa formação”, revela o vocalista.


DETAILS//

Artist: Institution
Title: Fragmentos Subversivos
Catalog#: HBB143
Released: September, 2017